Diretor do Sindicato dos Bancários Palestra hoje em Live no Instagram

Por Marcelo Alessandro 21/07/2020 - 12:49 hs
Foto: Assessoria Sindicato dos Bancários
Diretor do Sindicato dos Bancários Palestra hoje em Live no Instagram
Marcelo Abrahão é bancário e ativista do Movimento Negro

Marcelo Abrahão palestra hoje em Live!

Ciclo de Palestras tem Diretor do Sindicato dos Bancários abordando as condições do Negro no Mercado Financeiro - logo mais às 17h.

A Câmara de Vereadores de Piracicaba promove nesta semana, de 20 a 24 de julho, um ciclo de palestras para avaliar a condição do povo negro na contemporaneidade, frente ao movimento que se desencadeou dos Estados Unidos, após a morte de George Floyd, brutalmente morto por forças policiais, tendo em decorrência o surgimento de movimentos pelo mundo. Serão cinco módulos de apresentações, com transmissão ao vivo, pelo perfil do Instagram do Parlamento Aberto, sempre às 17h, com uma personalidade a cada dia. 

A programação começou, na segunda-feira (20), com Lia Mara Oliveira, advogada, integrante do Conselho Municipal da Mulher e do Coletivo Beleza Preta de Piracicaba e Promotora Legal Popular, que falou do tema "Mulher negra como sujeita de sua história". 

Na terça (21), hoje, será a vez de Marcelo Abrahão, bancário e ativista do Movimento Negro, que discorrerá sobre teletrabalho com foco nas discussões das centrais trabalhistas sobre esta temática e avaliação da condição dos negros e negras no mercado financeiro. 

Já na quarta (22), Adney Araújo, presidente do Conepir (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba), falará sobre "Evolução histórica e ações do Conselho em Piracicaba". Na quinta (23), o advogado Antonio Messias Galdino, ex-presidente da Câmara e militante do movimento negro, falará sobre inclusão dos afrodescendentes a partir do papel da Câmara no protagonismo das implantações de leis de ações afirmativas.

A programação se encerra na sexta (24), com uma entrevista com o professor, historiador e militante do movimento negro, Noedi Monteiro, com o tema "As dificuldades para a visibilidade negra na contemporaneidade".

PROTAGONISMO - O evento busca marcar o mês de Julho com discussões na defesa de vidas negras, lembrando a participação histórica de Piracicaba nos preparativos que consolidaram a III Conferência Mundial contra o Racismo (Durban, 2001), África do Sul, quando a escravidão e o tráfico de escravos foram considerados crimes contra a humanidade. Desde então, os movimentos negros se organizaram em torno da discussão sobre reparações históricas, que se traduzem na efetivação das políticas de ações afirmativas, onde Piracicaba tem o pioneirismo em várias ações neste sentido.

No início de 2000, Piracicaba recebeu seminários, com a participação de Édna Roland, principal relatora da Conferência em Durban, que representou o Brasil neste evento mundial, sendo que parte destas discussões prévias foram debatidas no plenário da Câmara de Piracicaba, em eventos do movimento negro, em parceria com o Legislativo. 

Dentre as conquistas na cidade, já em 2002, Piracicaba iniciou a implantação de algumas ações afirmativas, como a lei que garante 20% do emprego público aos afrodescendentes, o feriado em 20 de novembro, em alusão ao líder negro Zumbi dos Palmares e outras ações políticas e políticas públicas com reflexo na população pobre, onde o negro é maioria.

ACESSE O CONTEÚDO!
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, é possível se cadastrar na lista de transmissão do Whatsapp, neste link.

Fonte: Comunicação da Câmara Municipal de Piracicaba.